Abrão
Significado do Nome Abrão
Abrão: Significa "pai de uma multidão", "pai de muitos".
Historicamente imponente e importante para inúmeras religiões, o nome Abrão é o original de Abraão. Estes nomes têm origem no hebraico Abraham, nome formado pelas palavras abram, que significa "pai elevado" e hamon, que significa "muitos, multidão". Dessa forma, Abrão ganha os significados de "pai de uma multidão" ou "pai de muitos".
O nome Abraão na Bíblia
A história de Abraão pode ser lida na Bíblia Sagrada, no livro de Gênesis. Inicialmente chamado de Abrão, o personagem teve o seu nome posteriormente mudado por Deus para Abraão.
Abraão foi um personagem importante na Bíblia, que viveu por volta de 1800 a.C. Deus o escolheu para ser o líder de um povo chamado semitas, que incluía os hebreus, os israelitas e os judeus. De acordo com as histórias bíblicas, o Criador pediu a Abraão que ele fosse para Canaã, que mais tarde ficou conhecido como Palestina, onde o Estado de Israel está localizado atualmente.
“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: ‘Abraão!’
Ele respondeu: ‘Eis-me aqui’.”
Gênesis 22:1
Abraão é visto como o patriarca de três das grandes religiões mundiais: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.
Popularidade do nome Abrão
Apesar de ser historicamente muito importante e conhecido, os nomes Abrão e Abraão podem ser considerados raros pelo mundo. Atualmente, Abrão pode ser encontrado especialmente em Angola, no Continente Africano.
A versão Abraham é mais popular e comum em diversas partes do mundo e aparece com grande quantidade de registros em países como o México, a Nigéria, a Etiópia e os Estados Unidos.
Uma das personalidades históricas mais conhecidas com este nome foi o 16º presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1809-1865). Ele ficou especialmente conhecido por liderar o país durante a Guerra Civil Americana.