Adriano
Significado do Nome Adriano
Adriano: Significa “natural da Ádria”, “homem de Ádria”.
Forte, imponente e popular desde a Antiguidade, o nome masculino Adriano tem origem a partir do latim Hadrianus, derivado das palavras adrianus e adrianu.
Este belo nome masculino apresenta os significados de “natural de Ádria” e “homem de Ádria”, em referência a uma cidade situada no norte da Itália, banhada pelo Mar Adriático. O nome Ádria, por sua vez, se originou a partir de Adar, deus do fogo adorado pelos descendentes de Héracles ou Hércules.
De acordo com a onomástica, o nome Adriano é classificado como de origem toponímica, pois se originou a partir de uma localidade ou região geográfica.
Popularidade do nome Adriano ao longo da história
O nome Adriano ficou amplamente conhecido na Antiguidade através do imperador romano Públio Élio Trajano Adriano, que também era chamado apenas de Adriano. Este imperador ficou conhecido como "um dos cinco bons imperadores", pertencentes à chamada dinastia dos Antoninos.
Ao longo da história, vários papas adotaram o nome Adriano, incluindo o único papa inglês, Nicholas Breakspear, que ficou conhecido como Papa Adrian IV ou Papa Adriano IV (1100-1159). O Papa Adriano VI (1459-1523) foi o único papa não italiano até o Papa João Paulo II.
A primeira versão do nome Adriano foi encontrada em Portugal sob a variante Adrião em documentos datados da segunda metade do século XII.
As pessoas batizadas com este nome geralmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Adri, Drico ou Nano.
Atualmente, o nome masculino Adriano pode ser encontrado com maior quantidade de registros no Brasil, na Angola, na Itália e em Moçambique.
Adriana é a popular versão feminina deste bonito nome.
Nomes compostos com Adriano
O nome Adriano pode dar origem a belos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
João Adriano: “agraciado por Deus natural da Ádria”;
Adriano Felipe: “natural da Ádria e amigo dos cavalos”;
Adriano Luís: “combatente glorioso natural da Ádria”;
Adriano Rael: “senhor da luz natural da Ádria”;
Adriano Henrique: “senhor do lar natural da Ádria”.