Ana Lúcia
Significado do Nome Ana Lúcia
Ana Lúcia: Significa “mulher luminosa cheia de graça”, “mulher iluminada e graciosa”.
É um nome composto por dois nomes de origens diferentes, Ana e Lúcia.
Ana tem origem no nome em hebraico Hannah, mais tarde transformado no latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça".
É um nome bastante antigo, e possivelmente um dos nomes femininos mais difundidos em todo o Ocidente. Foi muito comum no Império Bizantino, chegando a ser bem popular entre os cristãos ocidentais, por influência de Santa Ana, reverenciada como a mãe da Virgem Maria.
Apareceu na Inglaterra pela primeira vez no início do século XIII, mas só foi popularizado somente no início do século XVII, quando os ingleses o confundiram como uma variante de Agnes. Foi encontrado pela primeira vez em Portugal em documentos datados na primeira metade do século XVI.
Lúcia é a forma feminina de Lúcio, nome originado no latim Lucius, derivado dos elementos lyke, luc, luk, que deram origem a palavra em latim lux, que quer dizer “luz”. Por extensão é atribuído o significa de “a luminosa”.
Na mitologia romana, Lúcia era o sobrenome da deusa do nascimento, Juno, por trazer à luz as crianças. Foi um nome muito popular durante a Idade Média e foi utilizado em diversas grafias pelos cristãos europeus. Começou a ser utilizado na Inglaterra por volta do século XII, principalmente sob as formas Lucy ou Luce.