Anastácia
Significado do Nome Anastácia
Anastácia: Significa “a ressuscitada”, “a que tem força para ressuscitar”, “ressurreição”.
Forte, imponente e repleto de elegância, o nome feminino Anastácia tem origem a partir do grego Anastásios, nome que surgiu através da raiz anastasis com o significado de “que tem força para ressuscitar” ou “ressurreição”. Por extensão, o nome carrega também o significado de “a ressuscitada”.
Este era o nome dado a muitos pagãos que recebiam o sacramento do batismo, a partir do qual se tornavam cristãos e eram considerados filhos de Deus.
Popularidade do nome Anastácia
O nome Anastácia apareceu pela primeira vez em Portugal em documentos datados de 1773. Na Inglaterra, o nome está presente desde os séculos XVI e XVII e, até os dias de hoje, é um dos nomes favoritos na Irlanda.
O nome ganhou ainda maior popularidade através da figura de Santa Anastácia, martirizada no ano de 304 que se converteu ao cristianismo e passou a dedicar sua vida aos pobres e à conversão dos pagãos. Perseguida, mantinha sua convicção na fé e por isso foi queimada viva no dia 25 de dezembro, dia em que a igreja comemora sua festa.
Atualmente, o nome Anastácia possui grande quantidade de registros em países lusófonos, ou seja, que possuem o português como idioma oficial. Entre eles, São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal, Cabo Verde e Brasil. A versão sem acento, Anastacia, pode ser ainda encontrada no Quênia, nas Filipinas e no México.
As principais variantes gráficas deste nome são: Anastasia, em espanhol; Anastasie, em francês; Anastase, em inglês e Nastassia, em russo. Em português, a variante gráfica Anastásia (com S) é também bastante comum.
Origem do Nome Anastácia
Origem: Grega