Ângela
Significado do Nome Ângela
Ângela: Significa “mensageira”, “anjo”.
Belo e com significados sublimes, o nome feminino Ângela surgiu como uma variação de Ângelo, nome masculino que tem origem no grego Ággelos, palavra que pode ser traduzida como “mensageiro”. Esta palavra, por sua vez, surgiu a partir do latim Angelus, que significa “anjo”.
De acordo com muitas religiões cristãs, os anjos são seres divinos, que simbolizam os mensageiros de Deus, de boas notícias e de proteção.
Popularidade do nome Ângela
A versão Ângelo foi utilizada pela primeira vez como Angelos ainda durante o período bizantino. Este nome foi muito popular entre os judeus da Itália após 1255 e até hoje é comumente utilizado neste país
Ângela (ou Angela) é um nome bastante típico em quase todas as línguas faladas no continente europeu, como o português, o espanhol, o inglês, o alemão, o italiano, o russo e o romeno.
Atualmente, o nome Ângela pode ser encontrado com maior quantidade de registros nos Estados Unidos, na Itália, no Brasil e na Inglaterra.
Uma das personalidades históricas mais populares com este nome é a ex-chanceler alemã Angela Merkel.
No Brasil, outras figuras públicas de destaque com este nome são as atrizes Ângela Leal e Ângela Vieira e a modelo brasileira Ângela Bismarchi.
Nomes compostos com Ângela
O nome Ângela pode dar origem a belos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
Ângela Maria: “mensageira e senhora soberana”;
Ana Ângela: “graciosa mensageira”;
Ângela Maitê: “anjo amado”;
Ângela Felippa: “mensageira e amiga dos cavalos”;
Ângela Cristina: “mensageira cristã”, “anjo cristão”.