Angélica
Significado do Nome Angélica
Angélica: Significa “angelical”, “mensageira de Deus”, "pura como um anjo", "aquela que se assemelha aos anjos".
Um nome literalmente angelical e elegante, Angélica tem origem a partir do grego angeliké, que chegou à forma portuguesa através do latim agelicus.
A partir da raiz grega, o nome Angélica significa “angelical” e “mensageira de Deus”. Por extensão, também significa “pura como um anjo” e “aquela que se assemelha aos anjos”.
Angélico é a versão masculina deste belo nome feminino. Este delicado nome é bastante apreciado devido a sua relação com a figura dos anjos, seres divinos portadores da luz.
Popularidade do nome Angélica
O nome Angélica passou a ser adotado na Inglaterra, na Alemanha e na França por volta do século XVIII, sob as formas Angelica, Angelika e Angélique, respectivamente.
Foi o nome de uma personagem no poema épico "Orlando Furioso", de 1516, do poeta italiano Ariosto.
Outra figura famosa da literatura com este nome foi a enfermeira de Julieta na peça "Romeu e Julieta", do escritor inglês William Shakespeare.
As pessoas batizadas com este nome costumam receber apelidos carinhosos, como Angel (que significa “anjo”, em inglês), por exemplo.
Atualmente, o nome Angélica pode ser encontrado com maior quantidade de registros em Moçambique, no México, no Brasil e em Angola. A versão sem acento, Angelica, é também comum nos Estados Unidos.
Uma das personalidades brasileiras mais conhecidas com este nome é a atriz e apresentadora de televisão Angélica Ksyvickis, conhecida apenas como "Angélica".
Em alguns países, como a Rússia, Angélica é considerado um diminutivo do nome Ângela.
Nomes compostos com Angélica
O nome Angélica pode dar origem a belos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
Angélica Maria: “angelical senhora soberana”;
Ana Angélica: “graciosa e angelical”;
Angélica Cristina: “angelical e cristã’;
Angélica Helena: “angelical reluzente”;
Angélica Maitê: “angelical e amada”.