Bruna
Significado do Nome Bruna
Bruna: Significa “morena”, "bronzeada", "marrom"; "da cor do fogo".
Com uma sonoridade bela e significados históricos, o nome Bruna se tornou um dos preferidos entre os brasileiros e italianos.
Bruna é um nome com duas possibilidades de origem, sendo que as duas remetem ao mesmo significado. Tanto pode ter vindo do latim brunus, como do germânico brun, que querem dizer literalmente “marrom" ou "moreno”. Ela é a variante feminina do popular nome masculino Bruno.
Na Antiguidade, este nome teria sido usado para nomear pessoas com a pele, os olhos ou os cabelos castanhos. A variante Brunette, por exemplo, era frequentemente utilizada pelos ingleses para designar as meninas com cabelos ou olhos escuros.
Popularidade do nome Bruna
A forma masculina Bruno surgiu na Inglaterra no século X com São Bruno de Colônia, um monge alemão vivido entre 1030 e 1101. São Bruno ficou famoso por ter fundado a Ordem dos Cartuxos durante o século XI.
Foi um homem muito inteligente e até hoje é considerado um dos maiores teólogos do seu tempo. Ao mesmo tempo é conhecido por ter sido professor do papa Urbano II.
O nome Bruno também foi difundido como sobrenome. Isso aconteceu através do filósofo italiano vivido entre os anos de 1548 e 1600 Giordano Bruno. Foi um dos primeiros pensadores a apoiar a teoria do heliocentrismo, que posiciona o Sol como o centro do Universo.
A forma feminina, por sua vez, chegou ao Brasil através da língua italiana. Atualmente, o nome Bruna pode ser encontrado com maior quantidade de registros no Brasil, na Itália, no Chile e em Portugal.
Nomes compostos com Bruna
O nome Bruna pode dar origem a belos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
Ana Bruna: "graciosa e bronzeada";
Bruna Camila: "a sacerdotisa bronzeada";
Maya Bruna: "mãe bronzeada";
Bruna Heloísa: "bronzeada e saudável";
Bruna Maria: "senhora soberana morena".