Conceição
Significado do Nome Conceição
Conceição: Significa “fruto”, “concepção”, “fecundação”.
Forte, imponente e cheio de elegância, o nome feminino Conceição tem origem portuguesa e religiosa e surgiu a partir do latim conceptus, que quer dizer “fruto” ou “concepção”.
Conceição é um dos títulos atribuídos à Virgem Maria, como Nossa Senhora da Conceição e está relacionado com a “imaculada concepção de Jesus Cristo”, já que Maria teria nascido sem o pecado original.
Este nome é comumente utilizado como parte de um nome composto, especialmente após o nome Maria, que dá origem ao popular nome Maria da Conceição.
Em algumas regiões, Conceição é também utilizado como um nome de família. A sua origem como sobrenome teria surgido na região Ibérica (Portugal e Espanha), em homenagem aos nascimentos que aconteceram durante o Dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorado no dia 8 de dezembro.
Popularidade do nome Conceição
O nome Conceição chegou ao Brasil através das invasões portuguesas em nosso país. Muitos indígenas e escravos africanos receberam este nome ao serem batizados pelos padres catequizadores.
A cor azul e o dourado são consideradas as cores da família Conceição.
Suas variantes mais comuns são: Conception, em francês, e Concetta, em italiano. Curiosamente, Concha é o seu diminutivo espanhol.
Como nome próprio, Conceição pode ser encontrado com maior quantidade de registros na Angola, em Portugal, em Moçambique, no Brasil e em Cabo Verde. Como sobrenome, também apresenta maior quantidade de registros em países lusófonos, ou seja, que possuem o português como língua oficial.
Origem do Nome Conceição
Origem: Latina, Portuguesa