Mara
Significado do Nome Mara
Mara: Significa "amarga", "guerra", "desordem", "revolução".
Curto, forte e com significados bíblicos, o nome Mara apresenta duas possibilidades de origem e diferentes significados associados com ele.
Primeiramente, o nome Mara pode ter surgido a partir do hebraico Marah, palavra que significa “amarga”. A partir do idioma indígena tupi, através da palavra marã, ele poderia significar ainda “guerra”, “desordem” ou “revolução”.
Popularidade do nome Mara
Através do original em hebraico, Mara é uma personagem bíblica mencionada no Antigo Testamento. Ela se chamava Noemi e era sogra de Rute, mas após o falecimento do seu marido, disse que não se chamaria mais Noemi e sim Mara, pela grande amargura recebida de Deus.
Mara também era o nome de um local no deserto de Sur, situado ao leste do Golfo de Suez. De acordo com a Bíblia, foi o lugar onde os israelitas pararam pela primeira vez após atravessarem o Mar Vermelho. Neste local existia uma fonte de águas amargas e que Moisés jogou um ramo de árvore na água e tornou-a doce.
"Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces." (Êxodo 15:23-25)
A partir de sua origem indígena, Mara foi o nome de uma lendária filha de um pajé da Amazônia que teria conhecido artes sobrenaturais para praticar o mal.
Para os falantes das línguas húngara, croata e sérvia, Mara é ainda uma variante de Maria.
Atualmente, este nome pode ser encontrado com maior quantidade de registros no Brasil, na Índia, na Itália, na Bósnia e nos Estados Unidos.
Nomes compostos com Mara
O nome Mara pode dar origem a belos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
Mara Maria: “amarga senhora soberana”;
Mara Felipa: “amarga e amiga dos cavalos”;
Mara Maitê: “amarga e amada”;
Mara Helena: “amarga e reluzente”;
Mara Cristina: “amarga cristã”.