Maria Teresa
Significado do Nome Maria Teresa
Maria Teresa: Significa “senhora soberana natural de Tera” ou "mulher pura habitante de Tera".
É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Teresa.
Maria é um nome com dois possíveis étimos, um vindo do hebraico Myriam, que quer dizer “senhora soberana, vidente” e outro através do sânscrito Maryáh, que significa literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”.
É um nome utilizado muito antes da época de Jesus Cristo, e tornou-se popular principalmente em razão da personagem Maria, citada no Novo Testamento da Bíblia, e também no Alcorão. A mãe de Jesus foi intitulada de “Virgem Maria” por ter gerado seu filho através do espírito santo quando ainda era virgem. Ela é reconhecida como a primeira seguidora do cristianismo e até hoje é uma das santas mais adoradas do mundo.
Teresa vem do grego Therasia, que quer dizer “natural de Tera”. Onde Tera é o nome de uma ilha grega antiga que tem origem do grego ther, que significa “animal selvagem”.
Foi um nome muito popular principalmente na Espanha e em Portugal durante a Idade Média, e só foi propagado por outros países cristãos a partir do século XVI.
Ainda há autores que atribuem a origem do nome Tera ao termo grego therizo, que quer dizer “colher”, ou ainda do elemento theros, que significa “verde”.
Origem do Nome Maria Teresa
Origem: Grega, Hebraica, Sânscrita