Moisés
Significado do Nome Moisés
Moisés: Significa “criança”, “filho”, “tirado das águas”.
Um nome historicamente importante para a história da humanidade e que continua sendo popular para batizar meninos nos dias de hoje, Moisés tem origem hebraica e egípcia.
De acordo com o Torá, o nome "Moisés" tem origem a partir de um verbo hebraico que significa “tirar (das águas)”. Este nome teria sido dado ao bebê Moisés das histórias bíblicas, que recebeu esse nome da filha do Faraó depois que ela o resgatou do Rio Nilo
A partir da língua egípcia, o nome Moisés pode ter surgido a partir de Moshe, palavra egípcia para “filho” ou “criança”. Este termo está presente em outros nomes de origem egípcia como Ramsés, que quer dizer “filho de Rá” ou Tutmósis que significa “filho de Tot”.
O nome Moisés na Bíblia
De acordo com a Bíblia Sagrada, Moisés foi criado para ser o futuro príncipe do Egito e tornou-se o líder dos judeus, guiando-os da escravidão em terras egípcias em direção à Terra Prometida, Canaã.
Moisés também é conhecido pela propagação dos Dez Mandamentos, recebidos no alto do Monte Sinai por intermédio de Deus. É considerado um dos maiores profetas na religião judaica, e também é muito respeitado no cristianismo e no islamismo.
Popularidade do nome Moisés
Atualmente, o nome Moisés pode ser encontrado com maior quantidade de registros em países como Moçambique, Angola, Timor-Leste, México e Brasil.
A versão inglesa Moses tem sido utilizada na Inglaterra entre os cristãos desde a Reforma Protestante, apesar de ser muito mais popular entre os judeus.
Os meninos registrados com este belo nome masculinos podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Mô, Momô ou Zé.
Origem do Nome Moisés
Origem: Hebraica, Bíblica, Egípcia