73 nomes antigos para bebê: o clássico que está voltando à moda

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Os nomes antigos para meninos e meninas estão voltando com tudo. De acordo com as pesquisas divulgadas pelo Censo do IBGE, existem nomes que entram e saem de moda conforme passam os anos. Alguns exemplos são Antônia, Ana, Afonso e Geraldo.

Seja para homenagear velhos parentes ou mesmo escolher um nome mais clássico para o seu bebê, a lista dos nomes antigos abaixo oferece lindas opções para você se inspirar!

Nomes femininos antigos
Nomes masculinos antigos

Nomes antigos e clássicos femininos

Fomos ao site do IBGE e selecionamos 20 nomes brasileiros antigos que fizeram sucesso entre 1940 e 1970 que podem ser opções de nomes antigos lindos para sua filha.

Ana

Alguns nomes nunca saem de moda, não é? Parece o caso de Ana que há mais de cinco décadas figura entre os nomes mais populares do Brasil. São mais de três milhões!

O nome tem o sentido de dádiva, com várias personagens bíblicas nomeadas assim. Vem do hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça".

Antônia

Com um pico de registros na década de 1960, Antônia é um nome antigo feminino com uma forte sonoridade e beleza.

Surge a partir do latim, Antonius, um nome de família romano, que teve como ente mais famoso, o imperador Marco Antônio. O significado pode variar de "valiosa", "de valor inestimável" até "alimentado de flores".

Aparecida

Entre 1940 e 1960, o registro de Aparecidas no Brasil duplicou. No Brasil, é um nome bastante popular, principalmente entre católicos, pois é o nome da santa padroeira do país.

A história é que em 1717 dois pescadores paraibanos acharam a imagem da santa em um rio, e depois disso, a abundância de peixes foi enorme. Doze de outubro é feriado nacional em sua homenagem. O nome significa, literalmente "a que apareceu".

Cláudia

Foi em 1970 o maior número de registros de brasileiras com esse nome, que origina-se do latim Claudius, e significa "coxa, manca".

A origem mais real é que o nome surgiu em decorrência de um patriarca de uma família romana antiga que andava mancando.

Rogéria

O elegante e imponente nome Rogéria é a variante feminina de Rogério, nome originado através do germânico Rodger. Estes nomes são compostos pela junção das palavras hruot, que quer dizer "fama, glória" e ger, que significa "lança". Por extensão, este nome ganha os significados de "famosa com a lança", "lanceira célebre" e "lança gloriosa".

Maitê

Significados adoráveis e muito elegantes estão associados ao nome feminino Maitê, um nome que voltou a ganhar popularidade no Brasil nesta última década.

Maitê é um nome feminino que teria se originado a partir do idioma basco. Este idioma é comum em algumas regiões da Espanha e França, nomeadamente na Vascônia. Os significados associados com o nome Maitê são “amável”, “amada”, “senhora do verão” e “soberana que colhe o que cultiva”.

Rosângela

O elegante e imponente nome feminino Rosângela é o resultado da junção de outros dois nomes muito populares em nosso país: Rosa e Ângela.

Combinando os significados desses nomes, Rosângela ganha os significados de “rosa angelical”, “espécie famosa de anjo” e “espécie famosa de mensageira”.

Fátima

Em 1940, o número de Fátimas no Brasil era de 3 mil pessoas. Em 1950, já eram mais de 50 mil. É um nome muito comum entre católicos.

São dois significados. Um que deriva do árabe Faatima e quer dizer "mulher que desmama seus filhos". E dessa mesma origem vem o elemento fath, que quer dizer "vitória" ou "conquista".

Francisca

Foi em 1960 a maior incidência de registro de meninas com este nome antigo.

É a versão feminina de Francisco, nome que vem do latim Franciscus, derivado do germânico Frankisk, em que o Frank quer dizer "Franco", e o sufixo isk denota nacionalidade. Franco significa "livre", por isso, o nome Francisca pode ser traduzido como "francesa livre".

Joana

Foram mais de 50 mil as Joanas registradas no país em 1950. O nome tem origem no latim, Iohanna e é a variante feminina de João, proveniente do hebraico Yehokhanan, resultado da união dos elementos Yah, "Javé, Jeová, Deus", e hannah, "graça".

Joana significa, portanto, "Deus é cheio de graça" ou "a graça de Deus". Giovana é a variante italiana e Jane a inglesa.

Lúcia

Na década de 1960 já eram quase 100 mil as Lúcias brasileiras. Este nome antigo tem um bonito significado, originando-se do latim Lucius, que por sua vez, vem da palavra lux, que significa luz. Lúcia, então, remete a sentidos como "a iluminada" ou "luminosa".

Maria

O campeão dos campeões! Há muitas e muitas décadas que o nome Maria lidera a lista dos nomes de menina do Brasil. Quase não dá para dizer que é antigo, pois continua sendo um dos mais queridos pela população.

Há várias possibilidades de étimos, mas adiantamos que os significados variam entre "Senhora soberana", "vidente" ou "pura", dependendo da origem.

Marlene

Foi em 1960 que Marlene teve o seu pico de registros nacionais, com mais de 100 mil pessoas. É um nome que junta os significados de Maria e Madalena.

Esta união traz o sentido de "senhora soberana que vive na Torre de Deus", "vidente que habita Magdala" ou "mulher pura que vive na Torre de Deus".

Rita

Aqui os nomes se relacionam um com os outros. Apesar da sonoridade ser diferente, Rita é apenas uma variante de Margarita, sendo o seu diminutivo na versão italiana.

Margarida origina-se de Margherita, a partir do grego margarítes, do latim Margarita, que quer dizer literalmente "pérola". Alguns estudiosos ligam o nome ao persa murvarid, murwari, que significa "criatura de luz", por extensão, "iluminada".

Rosa

Simples, bonito, lembra flor e ainda é a cor que simboliza feminilidade. Quer nome antigo para bebê mais bonito que esse?

A origem varia, sendo a mais aceita um nome a partir dos elementos germânicos hrod, que significa "fama" e heid, que quer dizer "espécie" ou "tipo". Teria evoluído para o inglês Rohese, e mais tarde, na Idade Média, para Rose. Daí passou para Rosa, em português. Tem o sentido, então, de "espécie famosa" ou "bela flor".

Sandra

Muitas Sandras foram registradas na década de 1970, coincidentemente ou não a mesma em que a música de Sidney Magal, "Sandra Rosa Madalena", estourou como hit nacional.

O nome vem do italiano, como diminutivo de Alessandra ou Cassandra. A raiz no entanto é grega, derivada do verbo alexo, que significa "repelir, defender ou proteger". Unido ao vocábulo andrós, que quer dizer "homem", o nome tem o significado de "protetora do homem" ou "defensora da humanidade".

Tereza ou Teresa

Esse nome antigo brasileiro teve o seu pico em 1950 e tem origem grega, belíssima para quem ama a natureza.

Vem de Therasia, que significa "natural de Terra", "habitante de Terra". Valorização das origens é um dos sentidos associados.

Vera

Uma das poucas coisas que qualquer brasileiro sabe falar em italiano é "é vero", quando dizer que algo é verdade.

Pois a origem do nome é por aí. Vera surge a partir do latim verus, vera ou verum, que quer dizer literalmente "verdadeira", "sincera" ou "franca". Outra teoria e que tenha vindo do eslavo wjera, que significa "fé", "fidelidade".

Helena

Um lindo nome que fez muito sucesso no Brasil nos anos 50 e só vem ganhando popularidade depois dos anos 2000, ele tem origem com o grego Heléne. Significa “a reluzente”, “a resplandecente”.

Clarice

Carregando um simbolismo que remete à luz, Clarice fez bastante sucesso nos anos 60, com 14.924 meninas registradas com ele, além de ter se tornando uma tendência a partir dos anos 2000. Tem origem no latim clarus e significa "a que é brilhante", “luminosa” ou “ilustre”.

Edite

Um nome com toda certeza muito popular na Idade Média, que alcançou grande sucesso no Brasil nos anos 40 e 50. Surgiu a partir do inglês antigo Eadgyth, formado pela junção dos elementos ead, que significa “riqueza, felicidade” e gyo, que quer dizer “guerra”. Fica com o significado de “guerreira feliz”.

Graça

Além de ser religioso, esse nome remete a um sentido divino, celestial. Fez sucesso no Brasil principalmente em 1950.

Deriva do substantivo graça, que vem do latim gratia, que quer dizer “graça”, “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê”, “benevolência divina”.

Amélia

Com uma sonoridade suave e doce, esse nome ficou popular nas décadas de 40 e 50, e bem que podia se tornar tendência de novo, você não acha? Amélia significa “trabalhadora", "mulher diligente”, “ativa".

Nomes masculinos clássicos e antigos

Selecionamos os nomes brasileiros antigos de menino que estavam em alta entre os anos 1940-1970 e agora começam a voltar à tona no Brasil.

Antônio

Em 1960, eram mais de 500 mil os Antônios brasileiros. Nome de origem latina, há também teorias de que o nome pode ter vindo tanto do grego Antónios, que significa "valioso", quando de antheos, que quer dizer "alimentado de flores".

Foram muitas as personalidades históricas com esse nome, entre guerreiros, reis e derivados. No Brasil, é conhecido especialmente por nomear o santo casamenteiro.

Carlos

Depois de 1950, quando o nome Carlos teve um pico de registros, até que se manteve estável entre os nomes mais populares do Brasil. Ainda assim, entre na lista dos nomes antigos masculinos que podem voltar à moda.

O nome vem germânico Karl, a partir dos termos karal, kerl, que significa literalmente "homem do povo". O sentido remete a alguém guerreiro.

Francisco

Já comentamos aí em cima o nome Francisco em sua variável feminina, que vem do latim e significa "francês livre".

O pico de registros deste nome no Brasil foi na década de 1960, e agora vem voltando à moda com algumas celebridades adotando-o.

Geraldo

Mais de 90 mil Geraldos foram registrados no Brasil em 1960. Esse nome antigo tem um étimo germânico, Gerwald, composto pela junção dos elementos gair, que significa "lança", e wald, vald, waltan, que significa "governar, dirigir". Tem o sentido de "senhor da lança, guerreiro forte".

João

Outro campeão que nunca sai de moda. Mesmo tendo estado entre os nomes mais registrados em 1940 e 1970, João continua sendo um "nome antigo" que nunca sai do gosto dos brasileiros.

A origem é hebraica, Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa "Javé, Jeová, Deus", e hannah, que quer dizer "graça". Ficando então o sentido de "agraciado por Deus".

José

Muito popular nos anos 1960, este nome antigo começa a voltar para os lares brasileiros aos poucos. Ele vem do hebraico Yosef, que quer dizer "Ele acrescentará", referindo-se a Deus. Pode também ter o sentido de "Deus multiplica".

Personagens bíblicos, como o próprio pai de Jesus, ajudam na popularidade do nome no mundo. Outros 35 santos chamam-se José, também.

Joaquim

Nos anos 1940 e 1950 Joaquim era um dos top nomes brasileiros. Depois caiu e, assim que Angélica e Luciano Huck nomearam um de seus filhos com esse belo nome, começou a ficar popular de novo.

É um nome antigo de origem hebraica, Jehoiachim, que significa "Jeová estabeleceu". Foi o nome de um dos reis de Judá. E também pai da Virgem Maria, avô de Jesus.

Jorge

Nome de um dos santos mais populares do Brasil, foi em 1960 o pico de registros nacionais desse nome antigo masculino.

A origem é grega, derivando da palavra georgós, formada pela união dos termos ge, que quer dizer "terra" e érghon, que quer dizer "trabalho", de modo que significa "aquele que trabalha na terra", "agricultor".

Luís e Luiz

Este é outro dos nomes antigos de menino que, depois que teve o seu número maior de registros na década de 1960, nunca mais saiu do gosto dos brasileiros.

A variante ou s ou z dão no mesmo significado: "combatente glorioso". A base é germânica Hloddoviko, Chlodovech, composto pela junção dos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".

Manoel e Manuel

A gente tende achar que Manuel, com u, é uma variante de Manoel, mas na verdade é o contrário.

Isso porque o nome é o mesmo surge partir do hebraico Immanuel, formado pela junção dos elementos immánu, que significa "conosco" e El, que quer dizer "Deus, Senhor" e significa "Deus está conosco", ou "Deus conosco". Foi um nome antigo muito popular no país entre 1950 e 1960.

Paulo

Entre 1940 e 1960, o número de Paulos no Brasil quadruplicou. Desde então, vem mantendo um número considerável de registros, apesar de já não ser considerado muito moderno nos dias de hoje.

O nome tem origem do latim, Paullus, a partir de paullo, que quer dizer "pequeno" ou "baixo". Paolo e Pablo são variantes também bem aceitas no Brasil.

Pedro

Outro dos nomes antigos masculinos que está sempre na lista dos preferidos do Brasil. Significa isso que soa mesmo: a partir da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas) Pedro significa literalmente "pedra, rochedo".

Também foi um dos personagens bíblicos mais próximos de Jesus. Outros 200 santos da igreja católica carregam o nome.

Raimundo

"Sábio protetor" ou "aquele que protege com palavras" são os significados desse nome germânico.

Em 1960 teve um pico de registros, quase 150 mil, e nas décadas seguintes foi perdendo força. Mas nada impede que ganhe de novo, não é? Pelo contrário, com essa onda de nomes antigos surgindo novamente, tudo indica que mais Raimundos venham à tona!

Sebastião

Todos significados de Sebastião remetem ao sentido de alguém que merece reverência, é sagrado.

A origem deriva da palavra grega sebastós, que quer dizer literalmente "sagrado, venerável". Muito popular na década de 1950, o nome Sebastião chegou a registrar mais de 110 mil de brasileiros na época.

Sérgio

A origem deste nome não é muito bem definida. Pode ter vindo do etrusco, traduzido no latim para Sergius, significando, assim, "guardião" ou "aquele que protege". Mas também pode vir do latim servius, que poderia ser traduzido para "escravo" ou "servo". Um nome antigo que foi muito usado nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.

Alexandre

Um nome masculino que não deixa de ser tendência, crescendo em popularidade a partir dos anos 70, ele carrega diversas variantes como Alessandro, Alexander e Alex.

Tem origem no grego Aléxandros e significa "protetor do homem", "defensor da humanidade", “o que repele os inimigos”.

Roberto

Muito comum na Inglaterra e em outros países de língua inglesa como a variante Robert, esse nome fez sucesso no Brasil nos anos 60 e 70.

Ele surge a partir do germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa “glória”; e berhto, que quer dizer “brilhante”, “afamado”. Fica com o significado de “aquele que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso”.

Ernesto

Você está a procura de um nome masculino forte que remete a um guerreiro ou soldado? Então o clássico de sucesso nos anos 50, Ernesto, é uma ótima opção.

Ele tem origem no germânico Ernust, a partir de Ernst, e significa “combatente sério”, “combatente firme”, “o que batalha até a morte”.

Edgar

Nome de sucesso no Brasil nos anos 60, 70 e 80, Edgar mistura o simbolismo de proteção e força.

Com origem germânica, a partir de Audagar, Eadgar, que une duas palavras, ead, que significa "riqueza, fortuna, bênção", e gar, que quer dizer "lança", ele fica com o significado de "o que protege suas riquezas com a lança" ou "lança abençoada, afortunada".

Walter

Esse nome apresenta sonoridade forte e remete à liderança, fazendo sucesso no Brasil nos anos 50 e 60. Tem origem no nome germânico Waldhar, que quer dizer “comandante do exército”.

Nomes femininos medievais

Nessa listinha, separamos nomes femininos que ficaram populares na Idade Média, que ocorreu na Europa. São nomes tanto populares atualmente quanto alguns menos usuais no Brasil.

Beatriz

Um nome super popular no Brasil, com mais de 300 mil registros antes de 1930 até os anos 2000, ele fez sucesso na Idade Média, mas só adquiriu mais fãs brasileiros depois dos anos 90.

Apresenta duas origens, a primeira a partir do latim beatus, que significa "feliz", ou no latim Beatrice, de beare, que significa “a que traz felicidade” ou "aquela que faz os outros felizes".

Cecília

Se tornou um nome medieval popular por causa do sucesso da santa cristã chamada Cecília.

O nome veio a se tornar popular no Brasil a partir dos anos 50, depois decaiu e a partir dos anos 2000 voltou a ser tendência.

Ele vem do nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa "cega", ganhando, por extensão, o sentido de "sábia" ou "a guardiã dos músicos".

Vitória

Esse nome foi carregado por santas e rainhas poderosas, como, por exemplo, a Rainha Vitória (1819-1901), que governou a Inglaterra e a Irlanda. No Brasil, passou a ter sucesso depois dos anos 2000, como um nome moderno. Tem origem no latim victoria, que quer dizer “vitória”, “vitoriosa”, “vencedora”.

Arabela

Como um nome medieval inglês, ele carrega uma sonoridade forte e é bastante original no Brasil.

Tem origem nos nomes Orabilis, Orabell, Arbel e Arable, e quer dizer “capaz de ser sensibilizada pelas súplicas”.

Morgana

Você lembra da lenda medieval do Rei Arthur? Nela há uma personagem que se chama Morgana Le Fay, uma espécie de feiticeira.

Devido a isso o nome se tornou popular, mas no Brasil só começou a fazer sucesso nos anos 90. Ele tem origem no galês antigo, ou no celta, Morcant, e quer dizer "mar circular", "círculo de mar" ou "rodeada de mar".

Agnes

Nome de sonoridade doce e suave, Agnes vem ganhando popularidade no Brasil.

Fez muito sucesso na Inglaterra na Idade Média, principalmente entre os cristãos. Ele surgiu a partir do latim Agnes, que tem origem no grego hagnes, e significa "pura", "casta" ou, ainda, "dócil como um cordeiro".

Emma

Você está a procura de um nome medieval que faz muito sucesso nos países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra? Então Emma é a sua opção.

Nome que traz um simbolismo que remete à grandiosidade e à globalidade, ele tem origem no germânico Emma, Imma, que quer dizer “todo”, “universal”.

Rute

Muito comum na Inglaterra na sua versão Ruth, esse nome medieval obteve seu pico de popularidade no Brasil nos anos 60, com mais de 9 mil registros.

Tem origem a partir do hebraico Ruth, que deriva da palavra Re’ut, que quer dizer “amiga” ou “companheira”.

Marta

Um nome com sonoridade e simbolismo fortes, ele alcançou seu pico de registros no Brasil nos anos 60 e 70.

Ele surge como o aramaico Martha, que por sua vez se originou a partir das palavras aramaicas marta', mar, e mara, e significa "senhora", "patroa" ou "dona de casa", "protetora do lar".

Teodora

Você consegue ouvir ao dizer esse nome o quão a sua sonoridade é forte e imponente? Além disso, ele remete a um simbolismo divino e abençoado.

Fez sucesso no Brasil nos anos 40, com origem a partir do nome grego Treódoros, formado pelos elementos théos que significa “Deus” e dôron, que quer dizer “dom, dádiva”. Fica com o significado de “presente de Deus”, “dádiva divina”.

Dulce

Só por esse nome rimar com a palavra doce, já deve ser considerado como opção. Ele se refere a uma rainha consorte da época medieval, chamada de Dulce de Aragão.

O nome tem origem na palavra do latim dulcis, que quer dizer literalmente “doce”, ganhando, por extensão, o sentido de “mulher muito doce”, “mulher muito amável”.

Úrsula

A sonoridade desse nome é forte enquanto seu simbolismo é carinhoso. É um nome com popularidade mediana no Brasil, alcançando 6.374 registros antes de 1930 até os anos 2000. Ele tem origem na forma diminutiva do latim ursa, feminino de ursus, e significa "pequena ursa", “ursinha”.

Ada

Sendo um nome medieval inglês, ele tem popularidade mediana no Brasil, bem mais frequente nos anos 60 e 80.

Apresenta origem incerta e significa “lugar de delícias” ou “o Senhor concedeu benefícios”, ou ainda “ornamento”, “beleza”.

Isolda

Você já deve ter ouvido falar da lenda medieval sobre o casal Tristão e Isolda, não é mesmo?

A história tem relação com o rei Arthur, por isso o nome se tornou tão popular. Ele tem origem incerta, provavelmente surgiu através do céltico Esyllt, que quer dizer “bela”, “formosa”.

Nomes portugueses antigos

Nessa divisão você pode encontrar nomes femininos e masculinos antigos que fizeram/fazem sucesso em Portugal.

Nomes femininos portugueses antigos

Leonor

Como um dos nomes mais populares para meninas em Portugal que continua em alta, ele carrega um simbolismo iluminado.

Leonor se originou a partir do francês antigo Aliénor, uma versão provençal de Helen ou Helena e significa "a luminosa", "luz" ou "tocha".

Matilde

Nome com a sonoridade forte, que se refere a uma mulher/menina guerreira, ele faz muito sucesso entre os portugueses.

Tem origem germânica a partir de Mahthildis, que une os elementos maht, que significa "força" e hild, que quer dizer "batalha, combate" e significa "força na batalha" ou "guerreira forte".

Isabel

Isabel é um nome medieval e que remete à realeza, difundido em Portugal e ainda popular atualmente. Significa “pura", "casta", "aquela que cumpre promessas".

Margarida

Esse nome fez bastante sucesso nos anos 30 e 20 em Portugal, ficando na lista dos dez mais populares.

Ele tem um simbolismo delicado, até mesmo por remeter à flor de mesmo nome. Com origem no latim Margarita, vindo do grego margarítes, que quer dizer literalmente “pérola”.

Catarina

Sendo um nome medieval, inclusive carregado por diversas rainhas, ele obteve muitos registros nos anos 90 em Portugal. Tem origem no nome grego Aikaterhíne, que deriva da palavra katharós, que significa "pura, casta".

Liliana

Se você procura por um nome conectado ao divino ou mesmo à natureza, então Liliana é uma ótima escolha!

Fazendo sucesso nos anos 80 em Portugal, ele tem duas possíveis origens. A primeira diz que Liliana é um termo afetivo de Elizabeth e significa “Deus é juramento”, “Deus é promessa”, já a segunda fala que ele teria surgido a partir da palavra latina lilium, que significa “lírio”.

Inês

Sendo um dos nomes mais populares em Portugal, entrando no top 10 dos que fazem mais sucesso, ele é encontrado em obras da idade média.

Tem origem no espanhol Inez, uma variação de Agnes, nome que tem origem no grego hagnes, e significa “pura”, “casta”. Pelo fato de hagnes ter a pronúncia como agnus, o nome também quer dizer "cordeiro".

Sara

Nome comum nos anos 80 e 90 em Portugal, ele também é bastante popular no Brasil, além de carregar um simbolismo elegante e bonito.

Tem origem no hebraico Sarah, que quer dizer literalmente “princesa”, ganhando, por extensão, o sentido de "senhora", "dama".

Patrícia

Outro nome que também apresenta um simbolismo elegante e ligado à realeza, ele ganhou bastante notoriedade nos anos 70 e 80 em Portugal.

Com origem no latim Patricius, o nome quer dizer “nobre”, “de classe nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”.

Nomes masculinos portugueses antigos

Afonso

Lindo, gracioso e elegante, esse nome faz sucesso ao redor do mundo, sendo carregado por diversos reis e príncipes.

Ele tem origem no germânico Adalfuns, formado pela união dos elementos adal, que significa "nobre", e funs, que quer dizer "pronto", "inclinado" ou "apto". Fica com o significado de "inclinação nobre", "pronto para a nobreza", "nobre aptidão", "apto para ser nobre".

Tiago

Como um nome bastante popular em países de língua latina, ele fez sucesso nos anos 80 em Portugal, alcançando a segunda colocação na lista de nomes mais populares.

Ele surge a partir do nome vindo do espanhol Santiago, através da aglutinação Sant’Iago, e surgiu como uma variação de Iago, e significa “aquele que vem do calcanhar”.

Ricardo

Charmoso, elegante e bonito, esse nome tem simbolismo nobre e foi dado a alguns reis históricos. Seu pico de sucesso em Portugal foi nos anos 70, 80 e 90.

Provém do germânico Ricohard, que é formado pelos elementos rik, que significa “príncipe”, e hard, que quer dizer “forte”, “corajoso”. Fica com o significado de “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”.

Rui

Se você está a procura de um nome curto e com sonoridade forte, então Rui é uma boa escolha. Ficou mais popular nos anos 70 e 80 em Portugal.

Com origem germânica, ele significa "famoso pela sua glória", "bastante famoso e poderoso" ou "rei famoso".

Nuno

Esse nome que até mesmo parece um apelido por causa da sua sonoridade suave, fez sucesso em Portugal nos anos 70, não sendo assim tão popular no Brasil.

De origem incerta, pode ter vindo do latim Nonniu, significando "aio", "pai", ou mesmo do latim nonus, que quer dizer "nono".

Gaspar

Sendo um nome clássico, ele fez muito sucesso no século XVI em Portugal. É uma ótima escolha para quem quer um nome com um simbolismo de prosperidade.

Tem origem persa e significa “portador de tesouros”, “aquele que leva tesouros”, "tesoureiro"; "aquele que vem ver".

Domingos

Você está a procura de um nome religioso, com um simbolismo divino? Então considere Domingos na sua lista de possibilidades!

Nome comum em Portugal nos séculos XVIII e XIX, ele tem origem no latim Dominicius, e significa “do Senhor”, “o que pertence ao Senhor”.

Veja também: