Confira uma seleção com nomes bíblicos masculinos raros, que saem do óbvio e são bem diferentes para você conhecer e se inspirar. Apresentamos nomes com uma diversidade de origens, cada uma carregando consigo significados belos e distintos para enriquecer a sua escolha!
Asafe
Asafe era um músico profissional, líder dos outros músicos, que viveu nos reinados de Davi e Salomão. “Os músicos Hemã, Asafe e Etã deviam tocar os címbalos de bronze”. (1 Crônicas 15:19)
Seu nome significa "coletor", "cobrador de impostos", "ajuntador", “quem reúne” ou "Deus se apoderou", "Deus ajuntou para si mesmo".
Efraim
Efraim é o segundo filho do José do Egito, responsável por fundar uma das doze tribos de Israel. “Dos descendentes de Efraim: Todos os homens de vinte anos para cima que podiam servir no exército foram relacionados, cada um pelo seu nome, de acordo com os registros de seus clãs e famílias. O número dos da tribo de Efraim foi 40.500.” (Números 1:32-33)
O nome tem origem hebraica e quer dizer “frutífero”, “fértil” ou “aquele que multiplica”.
Abner
Abner é descrito na Bíblia como o comandante do exército de Israel, um grande guerreiro. Ele é primo de Saul.
Seu nome tem origem no hebraico Abiner, que significa “o (divino) pai é luz”, "meu pai é uma luz", "pai da luz", “pai iluminado”.
Seth ou Sete
Sete, cuja variante é Seth, é um dos filhos de Adão e Eva. “Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: "Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou". (Gênesis 4:25)
O nome tem o sentido de “aquele que foi definido”, “o nomeado”; "coluna, pilar" ou "deslumbramento".
Amós
Esse nome se refere ao profeta da Bíblia que foi um pastor do sul de Belém, tem a sua história contada no livro de mesmo nome.
Amós tem origem a partir do hebraico amos, que quer dizer literalmente “nascido”, “nascido pela graça de Deus”.
Uriel
Uriel é um dos sete arcanjos na literatura apocalíptica judaica. Seu nome tem origem com o hebraico Uryyah, composto pela junção das palavras ur, que quer dizer “luz, ouro” e Yah, El, que significa “Senhor, Jeová”.
Significa “o Senhor é minha luz”, “o Senhor é luz”. Uriel é considerado a chama de Deus.
Asher
A variante desse nome é Aser, o qual pertence a um dos doze filhos de Jacó.
Asher significa “feliz”, “abençoado”. “Então Lia exclamou: "Como sou feliz! As mulheres dirão que sou feliz". Por isso lhe deu o nome de Aser.” (Gênesis 30:13)
Baruc
Baruc ou Baruque era um homem culto, de família nobre, que era secretário do profeta Jeremias e escreveu as profecias ditadas por ele.
O nome quer dizer “bem-aventurado”, “próspero”, “afortunado”, “feliz”.
Áquila
Esse nome está relacionado ao marido de Priscila, também chamada de Prisca. Os dois foram os primeiros cristãos evangelizados pelo apóstolo Paulo.
O nome tem origem a partir de um apelido romano e significa “águia”.
Boaz
Boaz é citado na Bíblia como o segundo marido de Rute. “Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho.” (Rute 4:13)
Seu nome vem do hebraico Boaz, que significa “rapidez”.
Caim
Caim se tornou um nome bastante conhecido por conta da história na Bíblia dos irmãos “Caim e Abel”, filhos de Adão e Eva.
O nome tem origem hebraica e quer dizer “lança”.
Elijah
Elijah é a forma hebraica do nome Elias e significa "o Senhor é o meu Deus", "Jeová é meu Deus".
O nome tem relação com o profeta de Deus, que foi responsável por fazer milagres no reinado de Acabe.
Ethan
Equivalente ao português Etã, Ethan é mais utilizado na língua inglesa.
Referente a um personagem bíblico que era um homem sábio, o nome significa "o forte", "o firme", "o sólido", "o resistente", “o duradouro”.
Joshua
Esse nome é a variante inglesa de Josué, que diz respeito a um dos 12 espiões que tornou-se líder do povo de Deus depois que Moisés morreu.
Joshua significa “Deus é a salvação” ou “Deus é auxílio”.
Zion
Esse nome corresponde ao Monte Sião em português, colina conquistada pelo rei Davi, em Jerusalém. Devido a isso, Zion tem o sentido de “terra prometida”.
Esdras
Esdras foi um escriba que ensinou sobre as Escrituras e o poder de Deus ao povo. “Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.” (Esdras 7:10)
Seu nome significa “socorro”, “auxílio”.
Abel
O nome Abel diz respeito ao filho de Adão e Eva, o irmão de Caim. “Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: "Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.” (Gênesis 4:8)
Abel tem dois possíveis significados: “névoa”, “vapor” ou “frágil, efêmero”.
Joel
O nome Joel remete ao profeta bíblico e tem origem com o hebraico Yo'el, formado a partir da junção dos elementos Yahweh que significa "Senhor, Deus, Jeová" e El que quer dizer "Deus".
Fica com o sentido de "o Jeová é Deus", "o Senhor é Deus".
Eli
Esse nome se refere ao personagem Eli do Antigo Testamento, que foi o sumo sacerdote e juiz de Israel. Foi ele que criou o profeta Samuel.
Eli tem o significado de "elevadíssimo", "exaltado", "o Altíssimo" ou "o meu Deus é excelso".
Saul
Saul foi o primeiro rei de Israel, da tribo de Benjamim, e também foi o primeiro nome utilizado pelo apóstolo Paulo de Tarso. “Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar e reinou sobre Israel quarenta e dois anos.” (1 Samuel 13:1)
O nome vem do hebraico e quer dizer “o implorado”, “o desejado”, “o solicitado”, “o conseguido por meio de orações”.
Miquéias
Relativo ao personagem bíblico que foi um dos doze profetas menores, Miquéias tem o mesmo significado que Miguel: “quem é como Deus?”.
Bartolomeu
Bartolomeu é um personagem bíblico que faz parte dos doze apóstolos que seguiram Jesus Cristo.
O nome vem do aramaico Bar Talmáy, que quer dizer literalmente “filho de Tholmai”, onde Tholmai deriva do elemento tholm, que significa “que suspende as águas”.
Gideon
Esse nome, que é mais utilizado na língua inglesa, tem como variante Gideão, em português.
Com origem hebraica, Gideon significa “companheiro” ou “lenhador, cortador”.
Esaú
O nome Esaú tem origem no hebraico Esau, Esaw, que quer dizer literalmente "coberto de pelos, peludo".
Ezequias
Ezequias foi o nome do décimo terceiro rei de Judá e que tinha grande fé em Deus. “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele.” (2 Reis 18:5)
Com origem no hebraico Hizekiiah, esse nome significa “força de Deus”, “o Senhor tem fortalecido”.
Kenan
Versão inglesa de Cainã, Kenan é citado na Bíblia como bisneto de Adão e filho de Enos. Seu nome quer dizer “aquele que adquire”, “possuidor”.
Adonias
Adonias é um dos filhos do rei Davi, segundo o Antigo Testamento. O nome vem do hebraico Adonijah, que significa “meu senhor é Yahweh”, “meu senhor é Deus”.
Amiel
Esse nome tem o sentido de “Deus é meu parente”, em hebraico.
Azriel
O nome Azriel pertence a três personagens pequenos da Bíblia. Tem origem com os termos do hebraico 'azar, que significa "ajuda", "auxílio", e El, que quer dizer "Deus". Significa "Deus é minha ajuda", "Deus é meu auxílio".
Eliaquim
Com origem hebraica, esse nome significa "meu Deus se levanta". Eliaquim é filho de Hilquias e administrador das finanças do rei Ezequias.
Silas
Silas, também chamado de Silvano, foi um profeta e grande companheiro do apóstolo Paulo, os quais foram maltratados e presos injustamente, mas nunca perderam a fé em Deus.
O nome Silas quer dizer “habitante da floresta”.
Omar
Omar, na Bíblia, é o neto de Esaú e filho de Elifaz. Seu nome tem dois possíveis significados: “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida” ou “homem ilustre pela riqueza”.
Jeová
Jeová, cuja variante é Javé, é referente ao nome de Deus segundo a Bíblia hebraica. Significa "Eu sou quem sou", "Deus" ou "aquele que traz à existência a tudo que existe".
Sansão
Sansão foi líder dos israelitas e que para vencer os seus inimigos, os filisteus, usaria o seu poder sobre-humano, presente em seus cabelos. Porém, Dalila, a sua mulher, o traiu: “Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.” (Juízes 16:19)
Seu nome quer dizer “pequeno sol”, “como o sol” ou “homem de força descomunal”.
Teófilo
Esse nome significa “amigo de um deus”, “amigo de Deus”.
Oséias
O nome Oséias tem o sentido de “salvo”.
Absalão
Absalão foi um dos filhos do rei Davi, responsável por matar o seu irmão: “Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram.” (2 Samuel 13:29)
O seu nome significa “paz de Deus”, “meu pai é paz”.
Abrão
Abrão significa "pai elevado", "pai ilustre", “pai excelso”.
Manassés
Manassés é o nome do primeiro filho de José do Egito, irmão de Efraim. “Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai“. (Gênesis 41:51)
Com origem no hebraico Manasseh, esse nome quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento” ou “o que está entregue ao perdão”.
Salomão
O nome Salomão tem origem na palavra hebraica Shelomon, de Shalom, e significa “o pacífico”.
Jeremias
Jeremias foi um poderoso profeta e mensageiro de Deus, que alertou o povo sobre a destruição e queda de Judá.
O seu nome quer dizer “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”.
Enoque
Enoque foi um antepassado de Noé: “Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos.” (Gênesis 5:21-23)
O nome traz o sentido de “o iniciado”, “o dedicado”, “o consagrado”.
Neemias
O nome Neemias tem o sentido de “aquele que Deus consola”, “confortado por Deus”.
Joabe
Joabe tem origem hebraica e significa “Yahweh é seu pai”, “Deus é seu pai”, “Deus é Pai”, “Deus é o Pai”.
Quemuel
Esse nome diz respeito a três diferentes personagens bíblicos. Com origem na junção dos elementos hebraicos Qum, que significa “para subir”, e El, que significa “Deus”, fica com o sentido de "consagração de Deus", "ajudante de Deus", "estabelecido por Deus".
Serafim
Os serafins são uma espécie de anjo, segundo o livro de Isaías: “Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória“. (Isaías 6:2-3)
O nome Serafim significa “ardente”, “incandescente”.
Golias
Esse nome ficou conhecido por causa do gigante e guerreiro Golias, citado na história de “Davi e Golias”, em que o primeiro derrotou o segundo mesmo sem ter experiência ou armas.
Seu nome quer dizer "descobrir", "revelar".
Anael
Para os judaicos, Anael é o nome de um dos sete arcanjos e tem origem nos elementos hebraicos Hannah, que significa “graça”, com El, que significa “Deus”. Tem o significado de “graça de Deus”, “dom de Deus”, “Deus é a minha graça”.
Eliabe
Esse nome tem o sentido de “Deus é pai”, “Meu Deus é pai”.
Lemuel
O nome Lemuel tem origem hebraica e significa “consagrado a Deus”, “aquele que se dedica a Deus”, “aquele que pertence a Deus”.
Arão
Arão é o irmão mais velho de Moisés, como também é seu porta-voz, além de ser o primeiro sumo sacerdote de Israel. Seu nome quer dizer “montanhês”, “o elevado”, “o exaltado”.
Mordecai
Mordecai é o primo e pai adotivo de Ester, segundo a Bíblia. Possivelmente esse nome vem do persa e quer dizer “servo de Marduk” ou pode ser “garotinho”.
Enos
Filho de Sete e neto de Adão, Enos é citado no Antigo Testamento. Seu nome vem do hebraico Enosh, que quer dizer “ser humano”, "pessoa", "homem", "mortal".
Otoniel
Esse nome vem do hebraico Athniel, que quer dizer “leão de Deus”.
Jafé
Jafé é o terceiro filho de Noé, devido a isso, seu nome quer dizer “filho de Noé”, “descendente de Noé” ou “aquele que acrescenta”.
Ele sobreviveu ao dilúvio que atingiu a terra: “Naquele mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com as mulheres de seus três filhos, entraram na arca. Os filhos de Noé que saíram da arca foram Sem, Cam e Jafé. Cam é o pai de Canaã.” (Gênesis 7:13/9:18)
Ninrode
Esse nome significa "rebelde", "rebelar".
Uziel
Uziel é filho de Coate e neto de Levi. Seu nome tem origem no hebraico Uziel, que quer dizer “força de Deus”, “poder do Senhor”, “meu Deus é minha fortaleza”.
Salatiel
Salatiel é citado na Bíblia como o filho de Jeconias, que foi rei de Judá. Já segundo a Igreja Ortodoxa, esse nome, também chamado Selatiel ou Sealtiel, pertence a um dos arcanjos.
Com origem hebraica, Salatiel significa “aquele que pede a Deus” ou “aquele que ora a Deus”.
Veja também:
- Nomes Bíblicos Masculinos
- Nomes bíblicos masculinos e seus significados
- Nomes bíblicos masculinos compostos: ideias para bebês
- Nomes bíblicos: bonitos nomes de fé que significam milagre de Deus
- Nomes bíblicos diferentes: nomes para meninas e meninos
- Nomes bíblicos femininos diferentes e os seus significados