47 nomes de deuses nórdicos masculinos e femininos para você conhecer

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

A mitologia nórdica faz referência às histórias e lendas que surgiram nos países escandinavos. Ela também é conhecida como mitologia viking ou germânica e está repleta de heróis, deuses e criaturas fantásticas que fascinaram gerações ao longo dos séculos.

Confira uma seleção de nomes masculinos e femininos que fazem referência aos principais deuses da mitologia nórdica e conheça os seus fantásticos significados!

Nomes de deusas nórdicas femininos

Frigga

Frigga era a esposa de Odin e deusa da fertilidade na mitologia nórdica. Seu nome deriva do nórdico antigo Frithuric e apresenta os significados de “governante pacífica” e “mantedora da paz”.

Sif

Na mitologia nórdica, Sif era uma deusa associada com a Terra, a colheita e a família. A partir do escandinavo, o nome Sif pode significar “noiva”.

Freya

Filha de Njord e Skadi, a deusa Freya era considerada a deusa do amor e da luxúria na mitologia nórdica. A partir do norueguês, o nome Freya pode significar “senhora”. A partir das histórias mitológicas, o significado associado a este nome é “deusa do amor”.

Hel

Filha de Loki, Hel era a deusa do inferno na mitologia nórdica. Ela ganhou este nome em referência ao submundo.

Astrild

Equivalente ao personagem cupido da mitologia romana, a deusa Astrild era também uma deusa do amor na mitologia nórdica. Seu nome surgiu a partir do nórdico antigo, mas não possui um significado claro.

Signy

Irmã gêmea de Sigmund e esposa de Sigger, o nome da personagem Signy na mitologia nórdica significa “nova vitória”.

Nanna

A partir do nórdico antigo nanp, o nome da deusa Nanna significa “ousada e valente”. Nas histórias mitológicas, Nanna foi uma deusa que morreu em luto após a morte do seu marido.

Atla

Deusa menor na mitologia nórdica, Atla estava associada com a água de acordo com estas lendas. Seu nome significa “água” ou “pequena mãe”, de acordo com o nórdico antigo.

Saga

O nome da deusa Saga na mitologia nórdica deu origem a esta palavra, que, em diversas línguas, é utilizada como sinônimo de aventura ou lenda. A partir do nórdico antigo, o nome desta deusa significa “aquela que vê tudo”.

Lofn

Deus do amor proibido de acordo com as histórias da mitologia nórdica, o nome Lofn pode ter o significado de “deusa da luxúria”.

Eir

Eir era a deusa da cura e da medicina de acordo com a mitologia nórdica. A partir do nórdico antigo, este nome significa “misericórdia” ou “piedade”.

Eisa

O nome da deusa Eisa pode ser pronunciado da mesma forma que o nome Lisa. Eisa era filha do deus Loki e, a partir do nórdico, não é possível traçar o significado do seu nome. Contudo, em árabe, este nome significa “deus é salvação”.

Embla

A personagem Embla pode ser considerada o equivalente à figura de Eva nas histórias bíblicas, pois juntamente com o seu parceiro Ask, foi a primeira mulher criada nas lendas nór. O nome Embla significa “olmo”, em referência a uma árvore que apresenta poderes de cura.

Weth

De acordo com a mitologia nórdica, Weth era a deusa da raiva e da fúria. Seu nome significa “destruição” a partir do nórdico antigo.

Sol

Na mitologia nórdica, Sol era a deusa representante do astro solar. Seu nome significa “brilhante como o sol” a partir do nórdico antigo.

Idunn

Idunn era a deusa da primavera e guardiã das maçãs de ouro de acordo com a mitologia nórdica. Seu nome significa “sempre jovem”.

Skuld

Deusa do destino na mitologia nórdica, Skuld era uma valquíria que servia ao deus Odin. Seu nome significa “futuro” a partir do nórdico antigo.

Hlin

Na mitologia nórdica, Hlin era a deusa da proteção e da consolação. O seu nome apresenta o significado de “proteção” a partir do nórdico antigo.

Laga

Laga era a deusa do bem-estar e das fontes termais na mitologia nórdica, assim como a deusa Lahana das histórias celtas. O significado do seu nome, no entanto, não é claro a partir do nórdico antigo.

Urd

Urd era uma deusa relacionada ao destino na mitologia nórdica. O seu nome possui, portanto, este mesmo significado: “destino”.

Lounn

Deusa da juventude nas histórias da mitologia nórdica, o nome Lounn apresenta o significado de “juventude”.

Vor

Vor era a deusa da sabedoria na mitologia nórdica e o seu nome carrega o significado de “a cuidadosa”.

Nott

Nott era a personificação da noite nas histórias da mitologia nórdica. Filha do gigante Narfi, o seu nome significa “noite”.

Sjofn

Na mitologia nórdica, a personagem Sjofn era uma outra deusa associada com o amor. Nas histórias descritas no poema Edda, ela teria se tornado uma grande deusa que ajudou a curar pessoas feridas.

Nomes de deuses nórdicos masculinos

Odin

Odin é o maior deus da mitologia nórdica e o chefe do panteão dos deuses nórdicos. Odin é o deus dos céus, da guerra, da vitória e da riqueza. A partir do nórdico, o nome Odin apresenta os significados de “ele traz inspiração”, “ele inspira”, “inquieto e exaltado” e “sua inquietação gera inspiração”.

Loki

O deus das trapaças e das mentiras na mitologia nórdica, Loki, também estava associado ao fogo e às habilidades mágicas. A partir da palavra nórdica loptr, o nome Loki pode significar “arejado”.

Thor

Thor era o deus nórdico do trovão, da força e da guerra. Ele era o filho de Odin, um dos deuses mais importantes da mitologia nórdica. O seu nome deriva da palavra nórdica Þórr, que significa “trovão”.

Freyr

Na mitologia nórdica, Freyr era o deus da fertilidade e da abundância que aparece descrito na coleção poética chamada Edda. Seu nome significa “senhor” ou “lorde”.

Tyr

Filho de Odin e de Frigg, Tyr era o deus do combate e também da justiça. A partir do nórdico antigo, o nome Tyr pode significar “entidade” ou “deus”.

Vidar

Filho de Odin e deus da vingança, o nome do personagem Vidar significa “guerreiro” a partir do nórdico antigo.

Bragi

Deus da poesia e da sabedoria, o nome Bragi surge a partir da língua escandinava e apresenta os significados de “o melhor”, “em primeiro lugar” ou “poesia”.

Balder

De acordo com a mitologia nórdica, Balder era o filho de Odin e de Frigga. Seu nome significa "príncipe" a partir do nórdico antigo.

Njord

O significado do nome Njord é “forte”. Este nome faz referência a um personagem da mitologia nórdica que era o deus dos navegantes e também da fertilidade.

Heimdall

O personagem Heimdall era considerado o vigilante dos deuses na mitologia nórdica. Ele também era o guardião da ponte Bifrost, que separava o mundo dos deuses do mundo dos humanos.

Mani

De acordo com a mitologia nórdica, Mani era o deus da lua, criado a partir das faíscas do reino do fogo. A partir do nórdico antigo, o nome Mani significa “lua”. A partir da língua persa, este nome também significa “eternidade”.

Fitch

Deus da arbitragem e da decisão na mitologia nórdica, o nome do personagem Fitch significa “um implemento de ponta de ferro” a partir do inglês antigo.

Aegir

De acordo com a mitologia nórdica, Aegir era a personificação do mar. O seu nome deriva do nórdico antigo e significa simplesmente “mar” ou “oceano”.

Sigurd

O nome do deus Sigurd na mitologia nórdica surge a partir do elemento sigr, que significa “vitória”, e vardr, que significa “guardião”. Dessa forma, Sigurd significa “guardião da vitória”.

Yngvi

Nome alternativo relacionado ao deus Freyr, Yngvi significa "ancestral" a partir do nórdico antigo.

Kvasir

Criado a partir da saliva de Aesir e Vanir, o personagem Kvasir é o deus da inspiração na mitologia nórdica. A partir do germânico antigo, o nome Ksavir significa “espremer”, “esmagar” e “machucar”.

Foresti

Filho dos deuses Balder e Nanna, Foresti era o deus da justiça na mitologia nórdica. Seu nome está relacionado com a raiz da palavra em latim que significa “floresta”.

Buri

Considerado o pai dos demais deuses na mitologia nórdica, Buri era casado com a deusa Harm. Seu nome pode significar “aquele que produz um filho” a partir do nórdico antigo.

Borr

Filho de Buri, o personagem Borr é o pai de deuses como Odin, Vili e Ve, de acordo com a mitologia nórdica. Seu nome significa “juventude” a partir do nórdico antigo.

Hoenir

O deus guerreiro Hoenir era a personificação do silêncio na mitologia nórdica. Ele era irmão do deus Odin e o seu nome não apresenta um significado claro.

Hermond

Descrito como o mensageiro dos deuses, Hermond era filho de Odin e irmão de Baldr. Seu nome surge a partir do nórdico antigo e significa “espírito de guerra”.

Hoor

Filho cego de Odin e Frigg, o deus Hoor também estava relacionado com o inverno nas histórias da mitologia nórdica. Seu nome não apresenta um significado claro a partir do nórdico antigo. Contudo, a partir do árabe, pode significar “virgem do paraíso” ou “companheiro esplêndido do paraíso”.

Ull

Filho de Sif e enteado de Thor, Ull era o deus da caça na mitologia nórdica. Seu nome significa “glória” a partir do nórdico antigo.

Veja também: