Os nomes mais registrados no Brasil em 2024 e os seus significados

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Helena, Miguel e Gael foram os nomes mais registrados no Brasil no ano de 2024! Os dados foram divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil. Esta é a primeira vez que um nome feminino fica em primeiro lugar na lista desde o ano de 2016.

Nomes clássicos como Arthur, Laura e Bernardo também estão na lista dos mais registrados do ano! As grandes novidades ficam para Ana Liz, Melissa, Luna, Ayla e Matteo, que não constavam na lista do ano passado. Confira agora e em detalhes quais são os nomes mais registrados no Brasil, as suas origens e os seus significados!

1. Helena (25061 registros)

Helena é um nome feminino que tem origem a partir da palavra Heléne, que significa tocha. Por extensão, este nome carrega os significados de “a reluzente” e “a resplandecente”.

2. Miguel (24362 registros)

O nome de origem hebraica Miguel é citado cinco vezes na Bíblia e faz referência a um arcanjo que seria o protetor de Israel. O significado deste nome masculino é “quem é como Deus?" e faz referência a afirmação de que "ninguém é como Deus".

3. Gael (21637 registros)

Gael é um nome masculino que possui três possibilidades de origem: a hebraica, a irlandesa e a bretã. Ele possui os significados de "belo e generoso"; "de origem irlandesa"; “o que protege” ou “o protegido”.

4. Ravi (21401 registros)

Com origem no nome sânscrito Ravi, significa "o Sol". É um belo nome curto que tem ganhado mais popularidade nos últimos anos.

5. Theo (20118 registros)

Theo é um nome masculino de origem grega. Ele surgiu a partir de théos, cujo sentido literal é “deus”. Por extensão, este nome também ganha o significado de “deus supremo”.

6. Heitor (19571 registros)

Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra da Tróia. O nome Heitor tem origem grega e carrega os significados de "aquele que guarda" ou "aquele que retém o inimigo".

7. Cecília (19386 registros)

Cecília vem do nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa "cega". Este nome feminino também possui os significados de "sábia" ou "a guardiã dos músicos".

8. Arthur (18491 registros)

Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do de um termo que significa “pedra”. Outra possibilidade de significado é “grande urso”.

9. Maitê (18034 registros)

Maitê é um nome feminino que tem origem a partir do idioma basco. Este idioma é comum em algumas regiões da Espanha e França. Maitê significa “amada”, “adorada”, “cativante” ou “encantadora”.

10. Noah (17771 registros)

Significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”. Com origem hebraica, surge da forma No'ah, que por sua vez teria surgido a partir da palavra noach ("descanso"). É também considerado o equivalente em português de Noé.

11. Davi (17070 registros)

O nome Davi tem origem hebraica e aparece nas escrituras sagradas como o rei mais famoso de Israel, que reinou durante o século 10 a.C. O significado do nome Davi é "o amado", "querido" ou "predileto".

12. Alice (15993 registros)

O nome feminino Alice é uma versão francesa, diminutivo do nome de origem germânica Adelaide. Dessa forma, eles carregam os mesmos significados: “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”.

13. Bernardo (15969 registros)

O nome masculino Bernardo tem origem germânica a partir de dois elementos que possuem os significados de “forte” e “urso". Por extensão, este nome carrega o significado de “forte como um urso”.

14. Laura (15719 registros)

O nome Laura é a versão feminina de Lauro, que tem origem no substantivo latim laurus, que significa "loureiro, louro". Devido a simbologia do loureiro, o nome Laura também ganha os significados de "vitoriosa" e "triunfadora".

15. Maria Cecília (15570 registros)

Este nome composto é formado por dois nomes de origens distintas. Maria, de origem hebraica, e Cecília, que surge a partir do latim. Juntos, eles possuem o significado de "senhora soberana cega".

16. Samuel (14189 registros)

O nome Samuel tem origem no hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente “seu nome é Deus”.

17. Maria Alice (13911 registros)

Maria Alice é um nome composto que une um nome de origem hebraica, Maria, e um nome de origem germânica, Alice. Juntos, eles possuem o significado de "senhora soberana de linhagem nobre".

18. Anthony (13577 registros)

Significa "valioso", "de valor inestimável", "digno de apreço". É um nome popular no idioma inglês, sendo uma variante de Antônio. Tem origem no grego Antónios. Há, ainda, estudiosos que atribuem a origem ao grego antheos, que quer dizer “alimentado de flores”.

19. Benício (12935 registros)

Estudos apontam que o nome Benício deriva do latim benitius, uma junção dos termos bene e ire, formando o significado de “o que vai bem”. Por extensão ,este nome masculino significa “abençoado”, “homem bom”, “aquele que vai bem” ou “o que está sempre bem”.

20. Gabriel (12354 registros)

O nome Gabriel tem origem hebraica e é citado diversas vezes na bíblia, tanto no velho quanto no novo testamento, fazendo referência a um anjo que levava este nome. O nome Gabriel carrega os significados de “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus” e “mensageiro de Deus”.

21. Aurora (12334 registros)

Aurora é um nome feminino que tem origem no latim e carrega os significados de “amanhecer”, “o nascer do sol”, “o raiar do dia" e "aquela que é como o nascer do sol".

22. Antonella (10736 registros)

Antonella é um nome italiano que funciona como diminutivo do nome Antônia, o feminino de Antônio. Ele carrega os significados de "valiosa", "sem preço", "de valor inestimável" ou “alimentada de flores”.

23. Isis (10597 registros)

O belo e curto nome feminino Isis tem origem egípcia e está estritamente ligado à deusa da fertilidade e do amor maternal em histórias mitológicas. Os significados relacionados ao nome Isis são “trono”, “mulher do trono” e "dona do trono".

24. Pedro (10540 registros)

Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas. A partir do latim, ele possui o significado de “pedra” ou “rochedo”.

25. João Miguel (10225 registros)

João Miguel é um nome composto por dois nomes de origem hebraica: João, que quer dizer "agraciado por Deus" ou "Deus é cheio de graça" e Miguel, que significa "quem é como Deus?". Dessa forma, o nome composto carrega o significado de "Quem é cheio de graça como Deus?".

26. Liz (10122 registros)

Liz é o diminutivo do nome Elizabete ou Elisabete. Tem origem hebraica e é proveniente da palavra Elishebba. Significa “meu Deus é um juramento" ou “meu Deus é abundância”.

27. Heloísa (10083 registros)

O nome feminino Heloísa tem origem germânica, mas surge a partir da palavra francesa Héloïse. Ele possui os significados de "saudável", “saudavelmente larga"; "combatente gloriosa", "guerreira famosa" e "famosa na guerra".

28. Isaac (9663 registros)

Isaac é a versão em inglês de Isaque, nome de origem hebraica. Ele possui os significados de "ele irá rir” e "filho da alegria".

29. Maria Helena (9498 registros)

Significa “senhora soberana reluzente”, “vidente resplandecente” ou “a pura que reluz”. É formado por Maria, que tem origem hebraica na palavra Myriam e significa “senhora soberana, vidente”, e por Helena, que vem do grego Heléne, através do termo heláne, que significa “tocha”, e de hélê, que quer dizer “raio de sol”, e significa “a reluzente, a resplandecente”.

30. Levi (9110 registros)

A origem do nome Levi é hebraica. Ele surgiu do hebraico Lewi e significa "ligado", "unido" ou "vinculado a". Segundo o Torá, livros sagrados que regem o Judaísmo, o nome Levi teria se originado a partir da palavra yillaweh, que significa "ele vai se juntar". Esse significado é uma referência da união entre Jacó e Lia, sua esposa.

31. Joaquim (8218 registros)

O nome masculino Joaquim tem origem hebraica e possui os significados de "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu".

32. Maria Clara (8191 registros)

Maria Clara é um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria, de origem hebraica, e Clara, de origem latina. Juntos, eles possuem os significados de “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou "mulher pura e luminosa" e "mulher virgem e ilustre".

33. Maria Júlia (8106 registros)

O nome Maria Júlia é formado a partir da união dos nomes Maria, de origem hebraica, e do nome Júlia, que se origina do latim. Compostos, eles possuem o significado de "jovem senhora soberana".

34. Maya (7779 registros)

Maya é um nome feminino que apresenta muitas possibilidades de origem, como a língua sânscrita, o hebraico, o grego, o latim e o tupi. Dessa forma, também possui muitos significados atrelados a ele. Alguns dos significados associado a ele são "ilusão”, “magia”, “mãe”, “água”, “boa mãe” e “grande”.

35. Matteo (7744 registros)

Variante italiana do popular nome de origem hebraica e bíblica Mateus, esta versão tem feito cada vez mais sucesso em nosso país com a popularização dos nomes italianos. Matteo significa “dom de Deus”, “presente de Deus” e “dádiva de Deus”.

36. Valentina (7611 registros)

O nome Valentina é a variante feminina de Valentim, que tem origem no nome do latim Valentinus. Valentina possui o significado de “valente”, “forte”, “vigorosa” ou “cheia de saúde”.

37. Eloá (7484 registros)

O nome feminino Eloá tem origem hebraica e possui o significado de “Deus”. Trata-se de um bonito nome curto feminino que carrega consigo um significado forte, pois decorre da aproximação com o sublime, com o ser divino e onipotente, Deus.

38. Lucas (7447 registros)

O nome Lucas tem origem no grego Loukás, um apelido do original Loukanós, que quer dizer "da Lucânia, lucano". Além deste sentido geográfico, o nome Lucas também significa "luminoso" ou "iluminado".

39. Lorenzo (7289 registros)

Lorenzo é uma variante espanhola e italiana do nome Lourenço, que tem origem no latim Laurentius, que significa “natural da cidade de Laurento”.

40. Lívia (7216 registros)

O nome feminino Lívia apresenta delicadeza e é especialmente popular para meninas no Brasil. Algumas fontes apontam que Lívia é a variante feminina de Lívio, que tem origem a partir do latim liviu, com os significados de “lívido" ou "pálido”. Por extensão, apresentaria os significados de “pálida” e “clara”.

41. Sophia (6887 registros)

O nome feminino Sophia tem origem grega a partir de uma palavra que significa “sabedoria”. Por extensão, este nome carrega o significado de “sabedoria divina”.

42. Júlia (6799 registros)

Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim. Este nome possui os significados de “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.

43. Ayla (6712 registros)

O nome Ayla tem origem turca, significando "lua" ou "luar", podendo também ser interpretado como "auréola de luz ao redor da lua". Outra hipótese sugere a transliteração do hebraico Eilah, que significa "carvalho". Para os gregos, pode derivar de aer ("névoa") e aura ("brisa").

44. Henrique (6689 registros)

O nome de origem germânica Henrique foi muito utilizado pela realeza, adotado por reis ingleses, germânicos, franceses e portugueses. Ele carrega os significados de "senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa".

45. Luna (6592 registros)

A beleza do nome feminino Luna decorre especialmente por ele refletir a simbologia da Lua. A Lua simboliza esperança, iluminação, passividade, receptividade e feminilidade. A partir do latim e, como extensão ao nome, Luna ganha os significados de "a iluminada" e "a feminina".

46. Elisa (6581 registros)

O nome feminino Elisa é uma forma encurtada de Elisabete, nome de origem hebraica. Dessa forma, ele carrega os mesmos significados que Elisabete: "o meu Deus é um juramento", "Deus é abundância", “promessa divina” ou “alegre”.

47. Melissa (6565 registros)

O bonito nome feminino Melissa possui uma sonoridade agradável e significados doces. Ele surge a partir da palavra grega mélissa, que significa “abelha”. Outra origem do nome é a partir da palavra em latim mel, que significa literalmente “mel”, alimento produzido pelas abelhas.

48. Ana Liz (6397 registros)

Ana Liz tem uma sonoridade delicada e um significado ligado ao divino: “meu Deus gracioso é um juramento" ou “meu Deus cheio de graça é abundância”. Ele une dois nomes femininos de origem hebraica: Ana e Liz, que é um diminutivo do nome Elizabeth.

49. João Pedro (6376 registros)

João Pedro é um nome composto formado pela junção de João, nome de origem hebraica, e Pedro, nome de origem grega. Combinados, eles possuem os significados de "rocha protegida por Deus", "rocha abençoada por Deus" ou "agraciado por Deus feito uma rocha".

50. Rafael (6371 registros)

O nome masculino Rafael possui um bonito significado atrelado ao divino. Este nome angelical é mencionado nas Escrituras Sagradas e faz referência a um arcanjo que também é conhecido como São Rafael. Rafael tem origem no hebraico Rephael, nome composto pela união dos elementos Repha, que significa “curou”, e el, que quer dizer “Deus”. Rafael significa, portanto, “Deus curou" ou "curado por Deus”.

Veja também: