Os 24 nomes mais populares na década de 80

Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Equipe do Dicionário de Nomes Próprios
Criado e revisado pelos nossos editores

Os anos 80 foram marcados pelas roupas estampadas, a ascensão do rock nacional e da lambada. Na época, nomes como Paulo, Juliana e Patrícia estavam na moda. Confira os nomes mais populares da década de 80, os seus significados incríveis e as suas origens para você se inspirar no clássico!

Nomes femininos dos anos 80
Nomes masculinos dos anos 80

Nomes femininos dos anos 80

Maria

Maria é um nome de origem incerta, provavelmente hebraica, e significa "senhora soberana" ou "a pura".

Maria não só é o nome feminino mais popular da década de 80, mas é o nome feminino mais popular do Brasil em todas as décadas em que há registros.

As versões do nome Maria são muito comuns no mundo todo, mesmo antes da época de Cristo. No Brasil, o nome é quase sempre associado à mãe de Jesus Cristo e é dado às crianças como forma de homenagem à santa ou de demonstrar feminilidade, força e pureza.

Ana

Ana, derivado do hebraico Hannah, significa "graciosa" ou "cheia de graça".

A segunda posição do ranking também não é um caso isolado da década de 80. Ana mantém-se como o segundo nome feminino mais popular do Brasil desde que se tem registro.

Ana é um nome popularmente usado em nomes compostos, como Ana Carolina.

Juliana

Juliana é um nome que vem do latim e significa "jovem”, "aquela que tem os cabelos negros" ou “filha de Júpiter”.

O nome é a versão feminina do nome Juliano, que, por sua vez, deriva do nome Júlio. Júlio significa "barba rala" e por isso Juliana carrega o significado de juventude.

Alguns estudiosos ligam o nome Juliana à Júpiter, o deus romano do dia, do céu e do trovão, além de ser o deus de todos os deuses.

Patrícia

Patrícia é um nome de origem latina e significa “nobre” ou “compatriota”.

O nome é derivado do latim Patricius, que era como os nobres da Roma antiga eram chamados.

Antes de 1980, Patrícia nunca tinha aparecido antes nas listas dos nomes mais populares. Aparece de novo na lista dos anos 90, mas caiu do 4° para o 17° lugar.

Adriana

O nome Adriana tem origem latina e significa "aquela que vem da Ádria" ou "aquela que é escura".

Ádria é uma cidade litorânea no norte da Itália. Alguns estudiosos indicam que Ádria vem do latim ater, que significa escuro e que recebeu este nome por causa de suas praias de areia escura.

Aline

Aline é um nome que vem do latim Alyna, e significa “pequena nobre”.

É uma versão diminutiva do nome Adélia, que tem origem germânica e significa "nobre".

Fernanda

O nome Fernanda tem origem germânica e significa “ousada para atingir a paz”.

É a variação feminina do nome Fernando, que deriva de Fridunanth. Composto pela junção dos termos ridu, que quer dizer “paz”, e nanthjan, nanth, que significa “ousar”.

Vanessa

O nome Vanessa tem origem irlandesa e significa "como uma borboleta".

O nome foi criado pelo escritor irlandês Jonathan Swift em homenagem a uma amiga muito querida chamada Esther Vanhomrigh. O autor usou "van" do sobrenome e "essa" que é uma abreviação do nome Esther e criou o nome da personagem da obra "Cadenus e Vanessa".

Depois do livro, o nome Vanessa foi usado para nomear uma espécie de borboleta. Daí o significado do nome, que carrega as características de beleza e leveza.

Luciana

Luciana é a versão feminina do nome latino Lucianus e significa pertencente a Lúcio”, ou "a luminosa".

O nome Lucianus deriva do nome Lucius, que vem do latim lux, que significa "luz". Então Luciana carrega um significado de pureza, graciosidade e conhecimento.

Cristiane

Cristiane significa “cristã”, “seguidora de Cristo”, "aquela que se assemelha a Cristo" ou “ungida pelo Senhor”.

O nome deriva de Christianus, um nome latim que significa literalmente "cristão". O nome Cristiane aparece pela primeira vez na lista dos nomes mais populares do Brasil em 1970.

Fabiana

Fabiana é um nome de origem latina que significa “pertencente a Fábio”, “fava”, "plantadora de favas" e "prosperidade e sorte". Ele é a variante feminina do popular nome Fabiano.

Na Antiguidade, a fava simbolizava a prosperidade para os romanos e era especialmente consumida para trazer sorte. Por esta razão, todos estes nomes recebem ainda o significado de “prosperidade e sorte”.

Renata

Renata é um bonito nome feminino que reflete, através dos seus significados, a recuperação ou a capacidade de reabilitação e ressurreição. Através do latim, ele significa "renascida", "ressuscitada" ou "nascida pela segunda vez".

O nome Renata tem origem a partir do latim Renatus. A palavra Natus em latim significa "nascer", enquanto o prefixo "re", por sua vez, indica a repetição do ato, dando a origem ao significado de "renascer".

Márcia

Forte, imponente e com significados lendários, o nome Márcia surge como uma variante feminina do popular nome Márcio. Ele significa “guerreira”, “marcial” ou “dedicada a Marte”.

O nome Márcia tem origem no nome em latim Marcius, que surgiu a partir de martius, palavra que significa “guerreiro” (“guerreira” no feminino) ou “marcial”. Este popular nome apresenta a mesma origem do nome Marcos, que está relacionado com Mars (Marte), em referência ao deus romano da guerra.

Simone

Belo e elegante, o nome Simone tem origem francesa e surgiu como uma variação do nome Simon, correspondente ao nome em português Simão. Ele significa “aquela que ouviu”, “ouvinte” ou “obediente”.

O nome Simone pode ser encontrado em diversas partes do mundo. Apesar de no Brasil ser mais utilizado como nome feminino, em países como a França e a Itália, ele também é muito comum para meninos.

Nomes masculinos dos anos 80

José

O nome José tem origem hebraica e significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

José deriva de Yosef, que quer dizer "Deus acrescentará". O nome ganhou popularidade por causa do personagem bíblico José, pai de Jesus Cristo.

Assim como acontece com o nome Maria, o nome José lidera a lista dos nomes masculinos mais populares do Brasil desde o início dos registros, em 1930, até os anos 80. Em 1990, o nome caiu para a segunda posição.

Antônio

Antônio é um nome de origem grega que significa "valioso" ou "de valor inestimável".

O nome é bastante popular em países com grande população católica, como Brasil, Portugal, Espanha e Itália por causa de Santo Antônio Abade e de Santo Antônio de Lisboa.

No Brasil, Santo Antônio é um dos santos populares e é conhecido como o santo casamenteiro.

Francisco

O nome Francisco vem do latim Franciscus e significa "francês livre" ou "aquele que vem da França".

A primeira pessoa com esse nome foi São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. Assim, o nome Francisco também carrega o sentido de bondade e empatia.

João

João é um nome de origem hebraica e significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”.

Deriva do nome hebraico Yehokhanan, composto pelos elementos Yah, que significa "Deus” e hannah, que quer dizer “graça”.

Carlos

Carlos deriva do nome germânico Karl e significa "homem do povo".

O nome foi popularizado por Carlos Magno, o rei dos francos que viveu entre os anos 742 e 814.

Aparece nas listas dos nomes mais populares do Brasil desde o início dos registros, subindo de posição a cada década, até 1980.

Rafael

Rafael significa “Deus curou” ou “curado por Deus”.

O nome tem origem no hebraico Rephael, nome que une os elementos Repha, que significa “curou”, e el, que quer dizer “Deus”.

Na Bíblia, Rafael é o arcanjo responsável por anunciar o final dos tempos.

Paulo

O nome Paulo vem do latim Paullus e significa "pequeno" ou "de baixa estatura".

A origem do nome está ligada as pessoas que eram nomeadas de acordo com características físicas.

Segundo a Bíblia, é o nome de um dos doze apóstolos de Cristo.

Rodrigo

Rodrigo é um nome de origem germânica que significa "poderosamente famoso", "famoso pela sua glória" ou "governante poderoso".

O nome deriva do germânico antigo Hrodric, nome que une os elementos hruot, que significa “fama”, e rik, que significa “governante".

Marcos

Marcos vem do latim Marcus e significa “guerreiro” ou “dedicado a Marte”.

O nome está ligado a Marte, o deus romano da guerra e por isso o significado do nome carrega o sentido de guerreiro, alguém corajoso, com força física e mental.

Também há uma personagem do cristianismo com esse nome, São Marcos Evangelista, discípulo do apóstolo Paulo.

Fábio

O nome Fábio deriva do latim Fabius e significa "fava" ou "prosperidade e sorte".

A fava era considerada um símbolo de prosperidade e sorte para os romanos e, por isso, o nome Fábio carrega o sentido de uma pessoa que traz a sorte e a prosperidade com ela.

Veja também: