Pacheco
Significado do Nome Pacheco
Pacheco: Significa “aquele que vem da Espanha”.
Pacheco é um importante sobrenome de família que provavelmente teria surgido na Península Ibérica. De acordo com algumas teorias, ele tem a sua raiz no latim Pacieco, que significaria “aquele que vem da Espanha”.
Algumas fontes apontam que este sobrenome tenha surgido em terras espanholas, mas na língua portuguesa, a primeira pessoa registrada com este nome (dando origem à família Pacheco em Portugal e no Brasil) teria sido Fernão Rodrigues Pacheco.
Fernão Pacheco era alcaide de Celorico da Beira e um homem de muita confiança do rei D. Sancho II de Portugal. Durante a batalha entre o rei D. Sancho II e o conde D. Afonso de Bolonha, Fernão Pacheco defendeu o castelo de Celorico em nome do rei D. Sancho II.
Ele teve vários filhos com D. Constança Afonso de Cambra, que disseminaram o sobrenome Pacheco como herança do pai.
Outra personalidade histórica de grande destaque com este sobrenome foi Duarte Pacheco Pereira (1460-1533), que participou das negociações do Tratado de Tordesilhas.
Pacheico e Paxeco são duas variantes gráficas deste sobrenome encontradas em documentos portugueses.
O brasão da família Pacheco (descendente desta linhagem) é de ouro, com duas caldeiras negras, ambas com três faixas de veiros e de asas serpentíferas.
Origem do Nome Pacheco
Origem: Latina, Espanhola, Portuguesa