Pollyana
Significado do Nome Pollyana
Pollyana: Variação do nome Poliana. Significa “senhora soberana cheia de graça”, “aquela que é pura e graciosa”.
O elegante nome feminino Poliana é a versão em português de Pollyana, nome originado a partir da união dos nomes Polly e Anna.
Polly é uma variante medieval de Molly, diminutivo de Mary, versão inglesa de Maria. Embora tenha origem incerta, é possível que o nome Maria tenha surgido a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “vidente”. É possível, ainda, que derive do sânscrito Maryáh, que significa literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”.
Anna, por sua vez, é a variante inglesa de Ana, que tem origem no hebraico Hannah, e significa "cheia de graça". Por extensão, o nome Poliana pode significar “senhora soberana cheia de graça” ou “aquela que é pura e graciosa”.
Popularidade do nome Poliana
O nome Poliana surgiu na Inglaterra no início do século XIII, mas tornou-se popular apenas no início do século XVII, quando os ingleses o confundiram erroneamente como uma variante de Agnes. Foi encontrado pela primeira vez em Portugal em documentos datados na primeira metade do século XVI.
Atualmente, o nome Poliana pode ser encontrado com maior quantidade de registros no Brasil, em Portugal e em Uganda. A variante Polyana também é popular no Brasil e aparece com alguma incidência na Rússia.
Pollyanna é o nome da personagem principal do romance de Eleanor H. Porter com o mesmo nome, "Pollyanna", criado em 1913. Na história, a personagem órfã, apesar de suas tristezas, sempre busca por esperança e positividade. A popularidade do romance fez com que o nome Poliana se tornasse um sinônimo de “tendência à positividade” e deu origem ao nome da Síndrome de Poliana.