Teresa
Significado do Nome Teresa
Teresa: Significa “natural de Tera”, “habitante de Tera”, "colher", "verão".
Um nome feminino forte, elegante e com significados que remetem a uma paradisíaca ilha grega, o nome Teresa tem origem a partir do grego Therasia, que significa “natural de Tera” ou “habitante de Tera”
Este nome faz referência direta à Tera, uma ilha grega antiga que deriva do grego Ther, que, por sua vez, quer dizer “animal selvagem”. Atualmente, esta ilha é conhecida como Santorini, um dos destinos turísticos românticos mais populares do planeta.
Existem fontes que apontam que Teresa poderia derivar do grego therizo, que quer dizer “colher” ou, ainda, de theros, que significa “verão”.
Popularidade do nome Teresa
Durante a Idade Média, o nome Teresa foi utilizado principalmente na Espanha e em Portugal. a partir do século XVI, ele foi propagado por outros países cristãos, através da popularidade de Santa Teresa de Ávila, uma freira vivida no século XVI, conhecida por ter fundado a Ordem Reformada das Carmelitas Descalças.
Este nome começou a ser utilizado como um nome inglês apenas no século XVIII, quando a relação com o catolicismo já não era tão difundida.
Uma das personalidades históricas mais conhecidas e influentes com este nome foi Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), uma missionária nascida na atual Macedônia, conhecida mundialmente pelo seu trabalho humanitário, o qual foi reconhecido com um Prêmio Nobel da Paz, em 1979.
As meninas registradas com esse bonito nome podem ser afetivamente chamadas de Terezinha ou Tetê.
Nomes compostos com Teresa
O nome Teresa pode dar origem a belos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
Maria Teresa: “senhora soberana natural de Tera”;
Teresa Maitê: “natural de Tera e amada”;
Teresa Valentina: “natural de Tera e valente”;
Teresa Cristina: “natural de Tera e critã”;
Teresa Helena: “natural de Tera reluzente”.
Origem do Nome Teresa
Origem: Grega