Virgínia
Significado do Nome Virgínia
Virgínia: Significa “virgem”, “donzela”.
Um nome delicado e elegante, Virginia tem origem a partir do latim virgo e virginis, palavras que significam literalmente “virgem”. Por extensão, Virgínia também pode significar “donzela”.
Para a mitologia romana, Virgínia foi uma donzela morta pelo seu próprio pai para que fosse salva do cortejo de um oficial corrupto.
História e popularidade do nome Virgínia
Virgínia foi o nome da primeira criança de pais ingleses nascida nos Estados Unidos. Virginia Dare nasceu em 1587 na Colônia de Roanoke, situada atualmente no estado da Carolina do Norte, e certamente influenciou bastante na popularidade deste nome, que dentre os países de língua inglesa, é muito mais comum nos Estados Unidos, e até o século XIX, só raramente utilizado na Grã-Bretanha.
Ao contrário do que se pensa, o estado americano de Virgínia não foi nomeado por influência da menina nascida em 1587, seu nome foi escolhido por um explorador britânico em 1584, antes do nascimento de Virginia Dare, em homenagem à rainha Elizabeth I da Inglaterra, conhecida na época como a “Rainha Virgem”.
Na Inglaterra e na França o nome se tornou popular através do romance “Paulo e Virgínia” do escritor francês Bernardin de Saint-Pierre, publicado em 1788, que chegou a ser traduzido para diversas línguas, se transformando em um clássico literário.
Atualmente, o nome Virgínia pode ser encontrado com maior quantidade de registros nos Estados Unidos, no México, nas Filipinas, no Brasil e na Argentina. A versão acentuada, Virgínia, é ainda mais comum em nosso país.
Uma das personalidades de maior destaque com este nome no mundo foi a escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941), conhecida por obras como “Mrs Dalloway”, “Orlando” e “Um Teto Todo Seu”.
Origem do Nome Virgínia
Origem: Latina